Financiamento de Campanha: o estranho caso da prestação de contas do Elmano do PT

Pauta nacional e origem do mensalão, o financiamento de campanha tem passado ao largo da discussão eleitoral aqui na elite provinciana de Fortaleza. Mas saltou aos olhos a discrepância entre as contas publicadas e o que se vê nas ruas.

Os jornais e meios de comunicação tem se preocupado muito mais em polarizar a eleição entre a briga nada republicana dos candidatos das “máquinas”.

[Isso mesmo, a imprensa naturalizou esse termo: ‘candidatos das máquinas’, admitindo, portanto que por trás de cada candidatura tem uma engrenagem poderosa que é o uso privado de entes públicos. Não consta questionamento, só institucionalização dessa excrecência]

Mas eis que finalmente pautaram esse tema. Timidamente, mas trataram. No Opovo de 01/02

Resuminho pra quem não está acompanhando a informação

O candidato Elmano do PT declarou ter recebido R$ 5 mil reais e comprometido gastos de mais de 400 mil e ainda nao tinha pago a ninguém.

Ou seja, em sua prestação de contas o candidato declarou que nao teria pago nenhum fornecedor ou prestador de serviço. Zero de pagamento.  Então os balançadores de bandeira, os carros de som, o site, o material gráfico e tantos outros serviços que VEMOS na sua campanha, está todo mundo trabalhando no fiado. Que povo bonzinho, né?

O modus operandi das campanhas petistas

Esse episódio é comum nas campanhas petistas. Nas eleições passadas, eles deixaram pra declarar tudo somente na última prestação de contas. Uma engenharia contábil e uma aberração nas nossas leis! Na campanha passada da então prefeita Luzianne, aconteceu a mesma coisa. E mais pitoresco ainda é que a maior parte da doação das empreiteiras só aconteceu depois das eleições. Empreiteiras estas que foram beneficiadas na atual gestão

Nem tudo que é legal é moral

Apesar desse absurdo, a legislação acata essa aberração moral, ética e política. No entanto a cobrança política nós poderemos fazer. Cabe a nós elevarmos o nivel politico dessa campanha e deixar de se pautar por meios de comunicação, que afinal são empresas, o lucro vale mais. Pautemos, coloquemos em evidência nossa indignação, temos uma tarefa pedagógica nessa eleição, a de fazer dessa campanha um momento para informação e para a politização.

Se vamos continuar e chancelar com voto essa excrecência e imoralidade ou se vamos calar frente a essa farra da politicagem, cabe a cada um.

O financiamento de campanha é a matriz, o foco, o epicentro da corrupção. Estamos deixando passar, se não cobramos agora, nao poderemos cobrar lá na frente. Teremos sido omissos e cúmplices.

@andreasaraiva

——————————————————————

Fonte:

O Povo: “PT Aposta na Militância”

http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/09/01/noticiasjornalpolitica,2911175/2012-0109po1710.shtml

Folha de São Paulo: “Construtoras bancaram Campanha de Luzianne em Fortaleza”

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u473392.shtml

Anúncios

Sobre andreasaraiva

Sou cearense e vivo no mundo. Curiosa, língua afiada e doida por cerveja com caranguejo...

Publicado em setembro 2, 2012, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Dê seu pitaco...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: